Sua notícia diária em primeia mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Sua notícia diária em Primeira mão!
quinta-feira 3, julho, 2025
Desde Março de 2018

-

spot_img

João Paulo Ribeiro, delegado de Peixe e São Valério, denuncia condições de infraestrutura

É sempre mencionada a situação das delegacias que, em geral, não possuem estrutura ou quadro de servidores adequado, mas o relato do Delegado-Chefe da 94ª DP de Peixe e da 95ª DP de São Valério da Natividade, Delegado João Paulo Ribeiro, detalha uma situação que merece ser mostrada. 

Em 2019, o Decreto Nº 5.979 do Governo do Estado, tornou a unidade policial de São Valério da Natividade (TO) em uma Delegacia Circunscricional, o que significa que deveria compor um efetivo com 01 (um) Delegado, 01 (um) Escrivão e 02 (dois) Agentes de Polícia, mas apesar da previsão legal, a unidade nunca foi contemplada por um escrivão, além de se encontrar em um local cedido pela prefeitura, mas que conta com diversos problemas estruturais. Com o mesmo Decreto, a Delegacia do município de Peixe passou a abranger também o município de Jaú do Tocantins, cuja Delegacia fora extinta. 

As condições em Peixe, no entanto, são tão precárias que o Delegado-Chefe relata que “não há sequer um banheiro em condição adequada de uso, os servidores precisam segurar suas necessidades fisiológicas para o final do expediente para fazer suas necessidades em casa. Além disso, não há uma pessoa responsável pela higienização e limpeza do prédio, maior parte dos mobiliários são velhos e não temos sequer uma cadeira em bom estado de conservação. Os armários e as escrivaninhas são móveis descartados de outras instituições e doados para a Secretaria da Segurança Pública. Por não serem padronizados deixam o ambiente desorganizado. Não recebemos nenhum adiantamento financeiro para custear despesas simples e necessárias como a limpeza do pátio, o reparo da rede hidráulica que estoura e a substituição de uma lâmpada queimada. Essas despesas geralmente têm sido rateadas pelos próprios servidores da unidade”, compartilha o Delegado que relata ainda a falta de material básico como “a inexistência de um clips, um grampo ou uma caixa de arquivo”.

Desafios

Apesar disso, o maior desafio, segundo o Delegado, é a desmotivação dos servidores. “A falta de motivação deles também acaba me afetando, principalmente, quando estou diante das dificuldades relacionadas às condições inadequadas de trabalho e o desinteresse pela valorização e reconhecimento do trabalho policial por parte do Poder Executivo. Apesar disso, como líder da equipe, me mantenho maior parte do tempo motivado e tento transmitir essa energia para eles”, relata.

O que fazem os Delegados?

“O Delegado de Polícia no Estado do Tocantins não trabalha em gabinetes confortáveis e a sua atividade não é somente assinar papéis. É um servidor público com uma carga de responsabilidade muito grande”, resume o João Paulo, que conta ainda que sente muito orgulho da profissão. “O orgulho do cargo ocorre toda vez que percebo que o meu trabalho promoveu a justiça, independente da repercussão do crime investigado”.

João Paulo Ribeiro

Delegado de Polícia Civil pelo Estado do Tocantins a pouco mais de dois anos, João Paulo é natural de Torixoréu (MT) e pós-graduado em Direito Penal e Processual Penal. (Assessoria de imprensa)

Link para compartilhar:

Últimas noticias

Quanto custa viver ou visitar Ubatuba/SP? Praia, trilhas e natureza encantam, mas o custo surpreende

Cidade litorânea atrai turistas de todo o Brasil, mas exige planejamento financeiro para quem quer curtir ou morar Ricardo Fernandes...

PF deflagra nova fase da operação que apreendeu mais de meia tonelada de cocaína no Tocantins

Três pessoas foram presas e mandados cumpridos em desdobramento da maior apreensão de drogas dos últimos 15 anos Ricardo Fernandes...

Bell Marques e Wglemerson Lima são atrações confirmadas do Taquaruçu Fest 2024

Evento promovido pelo Governo do Tocantins acontece no dia 11 de julho com foco em cultura, turismo e economia...

Prefeitura de Porto Nacional reduz expediente em julho por temporada de férias e praias

Decreto do prefeito Ronivon Maciel institui horário especial das 7h30 às 13h30 até o fim do mês Ricardo Fernandes |...
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img

Colinas, Augustinópolis e Araguatins recebem R$ 5,7 milhões de Eduardo Gomes para reforçar a saúde pública

Emenda do senador garante mais exames, cirurgias e leitos hospitalares em três municípios do Tocantins Ricardo Fernandes | Diário Tocantinense...

Assembleia Legislativa autoriza venda de ações do Tocantins na Energisa e revoga participação mínima do Estado

Pacote de projetos enviado por Wanderlei Barbosa é aprovado em esforço concentrado antes do recesso parlamentar Ricardo Fernandes | Diário...
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img
spot_imgspot_imgspot_imgspot_img